segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Novembro Azul – Mês de consciencialização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiQ41GGzEozEeTYwSgO6YQ6FWXTh76UOZ5l1ztZDO7iyBT-nsFAfeG0OdMxFgFuwuBeFSBji_eM0Bdm8q3EZbcaVA3XAzfsl1dIeDjCGiGBaCviTA0e41NKP2R8DsRk5LazcbcGSrM45lp/s400/Como-e%25CC%2581-feito-o-diagno%25CC%2581stico-do-ca%25CC%2582ncer-de-pro%25CC%2581stata.jpgAnualmente, o câncer de próstata provoca mais de 305 mil mortes em todo o mundo. É uma das formas mais comuns de câncer em homens a nível mundial. Em Cabo Verde, cerca de 500 homens são diagnosticados, todos os anos, com câncer de próstata.


O câncer de próstata é um tipo de câncer que começa na próstata, uma glândula de tamanho de noz encontrada logo abaixo da bexiga (apenas em homens), cuja função é proteger os espermatozóides, afirma Jules Rodrigues, médico ornitologista do Hospital Agostinho Neto. 


É mais comum em homens em idade avançada (a partir dos 50 anos). Não se sabe a causa exata da maioria dos canceres de próstata, mas alguns fatores podem aumentar o risco dessa doença. “Nunca fiz o teste, não sei o que provoca o aparecimento deste tumor maligno, talvez a má alimentação.

Mas um dos sintomas desta doença cancerígena é problemas em urinar”, conta Fernando Correia, funcionário do Hospital Agostinho Neto.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYXY4-5RqxngU-YcPRX6-9sMbH9zIMiLl65O23-A_kA4XkN6qHMa8U3_9nUrwkj1rcCgi_4wHPWxlBPtVpnj0T45fFRVLaZPksYWEqQFBpwOEygMlVA2ttC03b30DUG1RMCzBDuY8bNn12/s320/PersonalizedMedicine-727x485.jpg“Não sei bem o que é câncer de próstata, mas já fiz a consulta uma vez. Contudo, tenho a noção do seu real prejuízo para a saúde”, afirma António Varela.

O câncer de próstata, no seu estado inicial, é silencioso. Entretanto, deve-se ter em atenção alguns sintomas de risco, como dificuldade ou dor em urinar, vontade frequente de urinar, urina escura e dor ao ejacular.

Para Jules Rodrigues, o cancro de próstata não é hereditário porque, dependendo do organismo, qualquer homem pode desenvolver esse tumor maligno. Por isso, não existe uma célula específica para afirmar que uma pessoa corre o risco de ter câncer de próstata, pelo menos, enquanto os estudos não provaram isso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOxXgbrKbTTNAguY1s0KRNk7hDYNMSo9y6zBeoDollThQhOOzTHCfVSlMiIXS4i_oEoSrp7BG2xcvSr9tSdtH3nSeGgS6g3METeCUvmh9vBmXNtEfQmZfyTiNuq9B1dGtMPlYIzUC2i2nv/s320/o-que-e-cancer-de-prostata.jpg “Os sintomas só aparecem em fase avançada. Portanto, fala-se na prevenção ao invés de sintomas.
Por isso, o diagnóstico dever ser feito sempre que possível. Uma delas é o toque retal, acompanhado de um Antígeno Prostático Específico (PSA, utilizado para pesquisar cancro de próstata), consoante exames complementares, conclui Jules Rodrigues.



Manuel Semedo sustenta que o “câncer de próstata é uma doença específico do homem. Em relação às causas e sintomas, tenho uma vaga ideia. No entanto, o diagnóstico deve ser feito a partir dos 50. Já fiz o teste duas vezes, mas é constrangedor”, sustenta Manuel Semedo, agrónomo alimentar.

Jailson Monteiro, um dos entrevistados, acredita que a maioria da população cabo-verdiana não tem uma ideia básica do que seja o câncer de próstata. Afirma ainda que, mesmo que as pessoas saibam sobre isso, não se preocupam muito em fazer o diagnóstico.

A comunicação social pouco divulga sobre o câncer de próstata e a sociedade cabo-verdiana encontra-se muito mal informada sobre as causas e o surgimento desta doença cancerígena.

O câncer de próstata tem cura, caso for diagnosticado a tempo. Se não for tratado em tempo útil, pode levar à morte.

Por: Diana Vieira 

Sem comentários:

Enviar um comentário