segunda-feira, 13 de novembro de 2017

5° edição de Feira de plantas Ornamentais com balanço positivo





A 5° edição de feira de plantas Ornamentais foi realizada desde 27 de Outubro, tendo previsto o encerramento para o dia 10 de Novembro, mas devido a uma fraca afluência de compradores, prolongaram o encerramento para o dia 12 do corrente mês.
O pátio de Kebra Canela serviu-se como palco para este evento. As delegações de ministério de agricultura juntaram-se a 30 expositores, chefes de famílias, para a exibição desta feira que visa ser de extrema importância para os cabo-verdianos, na medida em que permite obter e conhecer espécies de plantas diferentes e especiais, tais como, plantas ornamentais, medicinais, fruteiras, endémicas, acessórios para jardins e chás de ervas aromáticas.


A Câmara Municipal da Praia foi a promotora do evento, tendo como propósito estimular o gosto e a sensibilidade dos munícipes para o cultivo das plantas, num trabalho de consciencialização e cuidados para com o meio ambiente.
Aldina Tavares, uma das expositoras vindo do interior da ilha de Santiago, mais concretamente da zona de Boa Entrada, mostra-se insatisfeita com a organização devido à desordem que se encontrava no recinto. A mesma acrescenta ainda que uns foram favorecidos e outros não. Isto porque, segundo a mesma, não houve um consenso nos preços das plantas, pelo que cada um vendeu a preço que bem entendeu. A entrevistada avança ainda que, “Benda sta poko e, na djuguta nton, tudu ka ta kebi”.
Por outro lado, Maria Mendes, vinda da Ribeira Grande de Santiago, mostra-se satisfeita com a feira, realçando que cada um convida a clientela pela forma de tratar e cuidar das plantas, pelo gosto, pela exposição ou quiçá pela amizade. A mesma acrescenta que o “cau mau” e “dixin el” são as frases mais ditas pela clientela.
Chega-se a um balanço positivo da feira, embora todos os dias não tenha sido possível tirar o proveito da exposição.
No decorrer do evento, contaram-se, também, com actividades culturais e visitas das crianças do ensino secundário.

Por: Carla Da Luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário