segunda-feira, 27 de novembro de 2017

“EM busca de um futuro” é o tema de debate no festival Morabeza

A mesa em debate “Em busca de um futuro” foi realizada no dia 5 de Novembro, na Biblioteca Nacional.
C:\Users\Maria Filipa\Videos\23718068_1509822505791654_1264309130_n.jpg O debate foi dirigido pelos oradores Natacha Magalhães e Osvaldo Osório e o Tito Couto estive no papel de moderador.
Questionado sobre alguma solução a cerca da literatura, o poeta Oswaldo Osório disse que o país deve começar por criar um bom parque gráfico, que diminua o preço de mão-de-obra, tornando o livro mais barato.
"Os livros de Angola chegam pouco cá, de Moçambique pior ainda, os contactos que temos de língua portuguesa são Portugal e Brasil. É preciso arranjar maneira de que as tarifas baixaram para nos conhecermos melhor e estabelecermos trocas e intercâmbios de livros, não só culturalmente, mas também através de importação e exportação", sugeriu.
"Há jovens escritores dessa geração que utilizam as redes sociais para divulgar aquilo que escrevem e também conseguem conquistar essa audiência", afirmou escritora Natacha Magalhães.
A I edição de “Morabeza- festa do livro” contou com presenças de vários escritores cabo-verdianos e de comunidades de países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente Arménio Vieira, Germano Almeida, Osvaldo Osório, Vera Duarte, Dina Salústio, Joaquim Arena, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Afonso Cruz e Válter Hugo mãe.
Morabeza - Festa do Livro é uma organização do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, em parceria com a Biblioteca Nacional de Cabo Verde.
A segunda edição está já projetada para ser realizada na Cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, no próximo ano.

Por: Maria Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário