segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Morabeza - Festa do livro: Escritores debatem Literatura no Contexto da Música

O primeiro Festival Morabeza, Festa do Livro, na Cidade da Praia, reuniu cerca de 40 autores. Apresenta uma programação que se estende às escolas, com espetáculos musicais e debates.
“Dança ma mi crioula” foi um dos temas da mesa do debate. A música “Dança ma mi crioula” foi estreada em Janeiro de 1995, pelo músico Tito Paris e foi
descrita pelo público como “um bom começo para um bom músico”. E, em 2017, o título dessa música emprestou nome a uma mesa de debate na Morabeza. O debate contou com a presença da escritora e poetisa cabo- verdiana, Dina Salústio, e do escritor, Afonso Cruz, com a moderação de Diogo Vaz Pinto.
“Uma canção não sobrevive sem voz e sem público, ao contrário de um texto literário que sobrevive por si só”, afirma Dina Salústio, acrescentado que os primeiros contactos com a poesia vêm da música. A mesma avança ainda que é mais fácil fazer um poema do que ir buscar o sentimento ou traduzir uma emoção que vem da foto. De qualquer modo, a poesia e a música estão interligadas na forma de falar, ler e declamar.

Para Afonso Cruz, Morabeza é uma partilha que vai além do livro porque, quando o autor o escreve, está a partilhar vivências com os leitores. Diz ainda, que isso é importante porque a cultura é fundamental para o país, para o povo, para economia e para o crescimento pessoal.

Por:Neusa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário