segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A vida dos estudantes


C:\Users\MendesPereira\Desktop\22519405_803960453116627_915738634315515552_n.jpgDesde muito cedo, começamos a ser estudante. Os nossos primeiros contactos com a escola acontecem aos dois ou três anos de idade, quando somos deixados num pré-escolar ou creche. Por causa desse isolamento familiar e um convívio estudantil precoce, cada vez mais cedo, começamos a questionar. A partir deste momento, começamos a aprender coisas da vida, em que vamos precisar para a vida toda.
A maioria dos estudantes sofre muito com as dificuldades de sobrevivência numa sociedade consumista em que nos encontramos. Onde uma grande maioria vem de outra ilha ou interior com vontade de vencer e de alcançar um futuro melhor. Mas, apesar das consequências ou situações em que a maioria se encontra, alguns acabam por desistir tão cedo dos seus sonhos, por causa dos obstáculos que a vida lhes impõe.
Viver a vida de estudantes não é nada fácil. É preciso saber lidar com os outros,  saber ouvir, entender, compreender, ou seja, é saber ser. A maioria vem com o objetivo de morar com os familiares para prosseguir com os seus estudos, mas não são todos que têm a mesma sorte. Alguns passam fome sem o direito de mexer em nada, sofrem maus tratos. Posto tudo isto, alguns acabam por ir morar na “república” com os colegas, dividir quartos. E aqueles que não têm condições de morar numa república e pagar todas as despesas acabam simplesmente por desistir de tudo.
Mas, como nem todos são iguais, alguns decidirem trabalhar para poder prosseguirem com os estudos e cobrir as suas despesas. Vão à luta todos os dias para terem um futuro brilhante, independentemente dos obstáculos que a vida lhes impõe.  
A escola é uma das grandes influências para uma pessoa ser quem é. Apesar das suas falhas, o seu valor não pode ser negado. Não apenas o de instrução e ensino, mas também o de formação de caráter e a convivência em sociedade. A escola será sempre uma experiência inesquecível, não importa de que tipo ela tenha sido.


Ser um bom estudante é como andar em meio de uma plantação cheia de espinhas em que a todo o momento você pisa nele e desperta sentidos. Assim é a escola. Para ser um bom estudante é preciso ter a consciência daquilo que queremos, porque, só assim, vamos conseguir. É preciso saber lidar com as coisas, saber diferenciar aquilo que é certo e aquilo que é errado.
Mas a escola não viverá só de estudo. Querendo ou não, os estudantes serão submetidos ao convívio com os mais diferentes tipos de amizades, brigas, conflitos, descobertas, segredos, brincadeiras, amores e paixões. Mesmo que ir à escola passe a ser a atividade mais comum. Cada dia é uma experiência única a jamais é repetida. Algo seguro de que você sempre terá até se formar. Mas não é porque você está empregado que vai deixar de ser estudante. Nós estudamos a vida inteira, pois a cada dia que passa está submetida a aprender coisas novas e a cada dia aprendemos a viver.

Por: Neusa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário