segunda-feira, 13 de novembro de 2017

“De poeta e de louco, todos nós temos um pouco”- Luíz de Souza Lobo

Resultado de imagem para poesia- caracterítica
A cultura de um povo é algo indispensável para para a qualificação da sua identidade.
É nesta ótica que se torna imprescindível a prática e a valorização da escrita literária, a poesia.

A literatura é algo muito amplo e, desta forma, contém vários tipos de textos. Contudo ressalta-se sobre o género literário, a poesia. Ela é tudo aquilo que comove que sensibiliza e desperta sentimentos.
O gênero literário poesia, inspira, encanta, é sublime e belo. Vem ganhando espaço na sociedade a cada dia, através da escrita e da declamação. É neste sentido que o Ministro da Cultura, Abraão Vicente, juntou o útil ao agradável, dando primazia a poesia no festival literário morabeza.
A poesia, é levada hoje, a fazer parte do festival literário morabeza na biblioteca nacional. Às dezoito horas horas, o grupo “fora do palco”, da universidade de cabo verde, “invadiu”, o local para encantar o público com
poesias de diferentes autores.
O ambiente se encontra cheio de encantos, risos e palmas. A plateia encontra-se  cheia , incluindo, docentes e discentes, como também autores lusófonos e autores cabo-verdianos.
“Ao longo dos tempos, este género literário (poesia), tem sofrido alterações, mutações, conforme a sociedade”, diz o professor universitário Daniel do Rosário Medina.O mesmo salienta ainda que, “na sociedade, esta categoria literária não é muito valorizada. Porém por outro lado, já foi menos.”
“É preciso manter viva a chama que alimenta a alma de todo o cabo-verdiano que tem na poesia, o seu veículo de transmissão do que lhe vem na alma, pois a poesia está bem viva na alma de todos nós”, argumenta o apresentador do programa música e poesia , Luís de Sousa Lobo.
“ A poesia, para além de ser um género literário muito “bonita”, é um género que pula a alma de muitos, embora, nem sempre aquilo que parece poético para uns será poético para os outros, o que depende da percepção de cada um. Mas, o mais importante é saber que a poesia faz parte da cultura cabo-verdiana, uma vez que esta faz parte da literatura”, expeliu Cattheline Monteiro Universitária, amante da poesia.

Assim foi o grande espetáculo da poesia, com o grupo”fora do palco”, da universidade de cabo verde, um grupo que tem por objetivo levar a poesia para diferentes palcos. O grupo “fez chover a poesia”, encerrando em grande o festival morabeza literária do dia, recebendo felicitações pela belíssima declamação.

Por: Patrícia Gonçalves Varela

Sem comentários:

Enviar um comentário